Desde janeiro de 2011, estão reservadas e identificadas oito cadeiras no Plenário da Câmara Municipal de Paulínia visando atender aos PCD’s (Pessoas com Deficiência), assegurando o direito e o conforto para que este público possa acompanhar as Sessões do Legislativo.
A Câmara Municipal de Paulínia que já adotou o programa de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em 2009, sendo a primeira Câmara da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a prestar este serviço e possibilitando a inclusão total de portadores de deficiências.
O vereador Custódio Campos é autor da Indicação que propõe adoção de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas Sessões. Segundo Custódio, há décadas, as pessoas com deficiências auditivas lutam pela oficilialização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A lei 10.436, de 24 de Abril de 2002, determina que essa língua seja ensinada e utilizada nas escolas e em todos os meios de comunicação, assegurando a acessibilidade às informações às pessoas com deficiências auditivas.
Para o professor de Educação Física, Cláudio Ramalho, que é portador de deficiência auditiva, caso não existisse as interpretes ele não acompanharia todas as sessões, “Estou sempre presente e passei a entender o funcionamento do Legislativo e do Executivo”, disse.
Vale lembrar que o prédio possui estrutura adaptada para PCD’s, como rampas de acesso, elevador e banheiros adaptados.
Apesar dos avanços, há muito ainda a ser feito, como por exemplo, constatam-se dificuldades de acesso para PCD’s ao piso superior da Câmara que hoje conta apenas com um elevador. O ideal seria ter rampas gerando acessibilidade aos gabinetes do piso superior. Aquisição de cadeiras de rodas também é outra iniciativa vital para atender as pessoas com deficiência que visitam o Legislativo.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Vereador Custódio Campos PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.