quinta-feira, 29 de julho de 2010

Córrego São Bento causa transtornos em Paulínia


Em precárias condições de conservação, assoreado e repleto de lixo e entulho, o córrego São Bento, em Paulínia, incomoda moradores do bairro Santa Cecília, devido ao mau cheiro de esgoto lançado nas águas, e oferece risco constante, reunindo animais peçonhentos e criando erosões que já derrubaram até o muro dos fundos de uma residência.


Segundo o técnico de segurança do trabalho e filho da moradora que teve o muro derrubado, José Luiz de Camargo, 28, o problema é antigo e já causou muitos prejuízos. “Há muitos anos a situação é preocupante. A erosão nos fundos está comendo a casa e o buraco fica cada dia pior. Minha mãe já teve que construir uma cerca para evitar que mais terra caísse”, conta. “Acredito que seja mais viável canalizar o córrego para paralisar a erosão”, opina Camargo.

Para a moradora Dalvina Raimunda Dias, o problema da rua causa apreensão e desconforto. “O mau cheiro aqui é terrível, e como tem muito lixo, toda vez que chove entope bueiro e a água suja vem para as casas”, afirma. O empresário de um estabelecimento comercial que fica a 500 metros do córrego, também sofre com o despejo de esgoto. “Tem dia que é insuportável o cheiro, o mal estar é grande, quando chega cliente é desagradável demais”, aponta Fernando Aparecido Longo.

De acordo com o vereador Custódio Campos, à medida que o esgoto é despejado no córrego, cria infiltrações que causam a erosão. “Muitas casas estão com as paredes rachadas, o perigo é constante; em várias eleições surgem promessas de resolver o problema, mas quase nada foi feito”, diz.

A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que há um programa de recuperação de mata ciliar, em parceria com uma empresa instalada na cidade, que prevê plantar 17 mil mudas nativas em área verde próxima ao córrego e que os alagamentos também ocorrem porque há muito despejo de lixo das próprias residências nas ruas. A Sabesp informou que irá encaminhar equipes ao local para avaliar a extensão do problema.
Fonte: Jornal TodoDia de Americana/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.