
A Campanha de Fraternidade Ecumênica 2010 é um evento organizado pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), formado pelas Igreja Católica, Igreja Presbiteriana e mais quatro igrejas evangélicas. A campanha traz para a sociedade a discussão do bem comum, requerendo que os interesses de todos tenham prioridade, e que sejam colocados acima dos interesses pessoais ou de grupos, na política e na economia.
Um dos pilares da Campanha da Fraternidade 2010 são a justiça social e a fraternidade. A justiça foi definida assim pelas igrejas: “Dar a cada um a sua parte. Organizar a sociedade de tal maneira que cada pessoa possa conseguir a sua parte com seu próprio esforço. Foi assim que Deus criou o mundo, deixando a nós a possibilidade e a missão de colaborar na sua obra de maneira responsável e solidária”.
A Campanha da Fraternidade busca orientar a sociedade para um novo modelo econômico, e se baseia pelas próprias escrituras, pois no Evangelho temos algumas pistas: Não acumular tesouros na terra... (Mt 6,19). Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (Mt 6,24). Na realidade, vivemos num mundo cada vez mais governado pelo dinheiro onde quem tem muito, quer mais e quer tudo que o dinheiro possa comprar.Tal discussão vem bem na hora em que o mundo passa por conflitos e transformações como o aumento da população, e a crescente escassez de água, de energia e de alimentos e a luta pela sobrevivência. Por isso busca-se conscientizar os homens a conseguir superar atitudes egoístas e instaurar a fraternidade entre os povos.
Levando em conta que o planeta já está chegando ao limite do esgotamento dos recursos naturais, o único caminho para possibilitar à metade mais pobre da humanidade condições de vida melhor é buscarmos um novo estilo de vida.
A justiça se faz com leis adequadas e cobradas na organização da sociedade e com comportamentos de pessoas, grupos e governos que respeitam os direitos dos outros. A fraternidade se faz no convívio com o próximo com caridade e respeito.
Fonte: www.cnbb.com.br e Assessoria de Comunicação - Vereador Custódio Campos PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.