Tratado como uma ação de impacto social e de prioridade na gestão da atual administração,a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Educação iniciou o ano letivo de 2010 com a entrega do chamado “Kit Escolar''. Tal medida abriu uma discussão política e social dentro de alguns setores da sociedade paulinense. Entre eles, proprietários de papelarias que se manifestaram contrários ao Edital de Licitação, e as condições colocadas para se participar do pregão eletrônico da Prefeitura, prejudicando a participação do comércio local.O mandato petista atento aos questionamentos apresentados, constatou que além de prejudicar o faturamento dos logistas, impediu a geração de dezenas de empregos locais. Verificou-se que os kits são diferenciados, para cada período escolar, de acordo com a necessidade de cada fase, um exemplo, para o ensino infantil há um kit específico com mochila, garrafa tipo Squeeze. Já para o ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, não há mochilas, mas fichários e agenda diária escolar. Ao todo foram distribuídos sete modelos diferentes, de acordo com a idade e as necessidades específicas de cada etapa.
O que chama a atenção é o valor pago pela administração pelos kits escolares. E segundo alguns proprietários de papelarias ouvidos na avaliação, estaria bem mais caro, comparado ao preço dos materiais comprados no balcão de cada estabelecimento da cidade.
A administração pagou para a empresa vencedora da licitação o valor de R$ 2.830.100,50 (dois milhões oitocentos e trinta mil, cem reais e cinqüenta centavos). Ao ponto que na pesquisa de preços realizada pelo mandato, seria possível comprar no varejo local por 1.599.206,40 (Um milhão quinhentos e noventa e nove mil, duzentos e seis reais e quarenta centavos). O que representaria uma economia aos cofres públicos de 43,49%.
Em nosso entendimento, é um avanço ter medidas que valorizem a educação, contemplando todos e todas de forma justa e adequada.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Vereador Custódio Campos PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.