segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Encontro PT-SP: mesa de abertura debate vitória do PT e papel dos novos mandatos


 O Diretório Estadual do PT-SP realiza durante todo o dia de hoje (07) o Encontro de Prefeitos (as), vices e vereadores (as) eleitos pelo PT no Estado. A mesa de abertura da atividade contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, os presidentes do PT, Edinho Silva, estadual, e João Bernadino Leite, de Embu das Artes, o líder da Bancada na Assembleia, Alencar Santana e o prefeito anfitrião Chico Brito.

Edinho ressaltou a vitória do PT nas urnas e a importância do projeto político do Partido. Ele avalia que o evento tem o objetivo de unificar as ações petistas em todas as prefeituras do Estado. “Nosso projeto é coletivo. O PT se perpetua porque temos tarefas históricas importantíssimas e o mandato de prefeito deve ser um instrumento para o fortalecimento desse projeto”.

Para ele, a vitória do Partido nas urnas em 2012 cria condições para uma vitória em 2014, no governo do Estado. “São Paulo tem que estar em sintonia com o Brasil, e isso dependerá também de vocês [prefeitos]”, afirma.

O prefeito Chico Brito falou sobre a importância das pequenas e médias cidades nesse processo de conquistas. Para ele, esses municípios fizeram uma boa gestão e levaram o modelo petista através do governo federal de Lula e Dilma. “A partir do crescimento do Interior vamos construir políticas para todo o Estado”, disse.

A militante ministra e ministra militante – como Chico Brito definiu Ideli – também abordou a questão e falou que assim como Haddad terá que fazer um grande governo em São Paulo, os prefeitos que administrarem outras cidades, por menor que sejam, terão que fazer também.

Ela fez questão de lembrar aos prefeitos e vereadores o porquê estão nessa posição e a importância do Partido nesse processo. “O grande instrumento de fazer políticas se chama Partido dos Trabalhadores. Assim como vocês [prefeitos e vereadores], Lula e Dilma não chegariam onde estão se não fosse o PT, que é quem nos dá perspectivas de avanço”, disse Ideli.

Para ela, o PT teve uma grande vitória nas urnas “apesar de ter passado pelo maior tiroteio institucionalizado durante a eleição” – referindo-se ao julgamento da ação Penal 470 e a posição da Corte. “Da mesma forma que não devemos esquecer o PT, também não podemos esquecer que a direita e seus adeptos, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) nunca faltarão. Sabem que nosso projeto está ainda mais fortalecido e estão articulados o tempo todo para nos atacar”.

Ideli alertou os prefeitos para o desafio de 2014. “Já começou a eleição. Sabemos que eles [PSDB] tomaram chumbo em 2001, 2006, 2010 mas não podemos ficar desatentos. Devemos ter resultados positivos para darmos continuidade ao nosso projeto de mudança pois, ‘onde o PT governa dá certo’ e todos nós temos orgulho do que o PT faz”, finalizou.

A ministra informou que assim como o ex-presidente Lula fez em 2009, será realizado em 2013, um encontro da presidenta Dilma e os ministros (as) com os prefeitos eleitos. Com o objetivo de apresentar as políticas e os programas que possam ajudá-los na administração municipal. O encontro está marcado para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.

O líder Alencar Santana disse que essa vitória teve um sabor especial por tudo que o PT sofreu na campanha e lembrou que as vitórias do Partido sempre vieram depois de muitas lutas. “Lula apanhou muito da imprensa, principalmente, quando ganhou em 2002; Depois, mesmo tendo mostrado sua grande capacidade de governar, apanhou e foi reeleito em 2006; Em 2010 depois de muita surra elegeu sua sucessora. Avançamos em todo país consolidando nosso projeto e nesse ano, o avanço foi ainda maior. Nosso desejo era eleger mais prefeitos e mais vereadores, não conseguimos tudo o que desejamos mas conseguimos avançar. Eles [PSDB] perderam porque não tem proposta, porque não dialogam com o povo. Quando a presidenta [Dilma] dialoga com povo, faz justiça como na redução da tarifa de energia elétrica, respeitando um valor justo. Percebam que onde eles governam, os Estados não aceitaram a redução, não querem que nosso projeto avance. Mas a gente veio para mudar, a gente veio para fazer a diferença. Nós na Assembleia estamos a disposição de todos vocês [prefeitos e vereadores] para que em 2014 a nossa estrela possa brilhar no Estado de São Paulo.

João leite também deixou o seu recado e afirmou o tamanho da responsabilidade dos prefeitos petistas. “Quero deixar claro que o mandato de vereador e prefeito do PT é diferente dos outros mandatos. A esperança que o povo tem da gente é maior”, disse o presidente fechando primeira mesa do dia.

O vereador Custódio participou do encontro e pode compartilhar de informações e socializar suas expectativas para seu próximo mandato de vereador. Custódio foi reeleito em outubro e inicia em janeiro de 2013 seu segundo mandato frente ao legislativo paulinense.

Clique aqui e leia "Pacto Federativo é tema de plenária de prefeitos petistas em Embu"

Clique aqui e leia "Vereadores debatem o papel da situação e oposição em plenária"

Fonte:  Portal Linha Direta
Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.