quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Blogueiros pedem fim da censura tucana nas redes



De acordo com o parecer emitido pelo procurador regional da República Adjunto, José Jairo Gomes, nesta terça-feira (31), a representação se baseia em argumentos inconsistentes. Recomendação é de arquivamento do pedido.


Por Aline Nascimento - Portal Linha Direta
Quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Em meio a um episódio que rendeu grande repercussão nas redes sociais – a bolinha de papel – José Serra se referiu aos blogs independentes como “sujos”. A definição mostra bem como o tucano avalia a ação dessas pessoas que, com ou sem vínculo partidário, usam a internet para tornar público o que jornalões chapa branca fazem questão de esconder do grande público.

O mais recente episódio envolvendo Serra e os blogueiros prova que há quem viva a repressão da Ditadura em pleno século XXI. O PSDB entregou na segunda-feira (23) à Procuradoria Geral Eleitoral uma representação pedindo a investigação de blogs e páginas da internet que considera críticos a seu candidato à Prefeitura de São Paulo. No documento, os tucanos pedem apuração quanto a “utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas”.

De acordo com o parecer emitido pelo procurador regional da República Adjunto, José Jairo Gomes, nesta terça-feira (31), a representação se baseia em argumentos inconsistentes. "A representação também não se fez acompanhar de começo de prova hábil a ensejar qualquer investigação de que houve desvio de recursos públicos em prol de blogueiros ou titulares de páginas na internet para que estes atuassem em prol ou contra candidaturas", diz Gomes em trecho do parecer.
E complementa: "Sequer se fez acompanhar de cópia das citadas notícias ou mesmo de informações completas de suas fontes", diz o procurador.

Repercussão

Em entrevista à TVT, Altamiro Borges e Conceição Oliveira, responsáveis respectivamente pelo Blog do Miro e pelo Maria Frô, avaliam que a medida é uma forma de censura nas redes, que tenta sufocar financeiramente espaços virtuais que pouco ou nada recebem como patrocínio.

“O PSDB tem essa historia de ficar falando em ‘liberdade de expressão, que o PT está querendo acabar com a liberdade de expressão, que não sei quem está querendo censurar e quando a gente vai ver quem quer censurar são eles. Eles têm uma boa parte da mídia chapa branca com eles e quando aparece a blogosfera, esse grilinho falante como disse o ex-ministro Franklin Martins, denunciando ou criticando eles vem pra cima”, avalia Miro.

“Quantos leitores diários tem o Paulo Henrique Amorim (no blog Conversa Afiada) e o Luis Nassif (Blog do Nassif)? São milhões por mês. Será que a Revista Veja vende tudo isso? E quanto eles [blogueiros] recebem e quando a Revista Veja recebe?”, questiona Conceição ao apontar que a receita das publicações que apoiaram a medida tucana são infinitamente maiores do que qualquer patrocínio dado aos blogueiros.

Ainda assim ela garante que a mobilização em defesa da liberdade de expressão nas redes está montada. “A gente não consegue se expressar, minimamente a gente tem uma liberdade na rede e essa liberdade está sendo cerceada com essa judicialização. (...)Vou fazer oposição, vou me organizar e espero que a sociedade civil seja solidária aos blogueiros”, completa.

Bancada petista

Diante da postura do tucano, membros da Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudiaram a tentativa de intimidação e condenaram a postura do PSDB. “O Serra ficou gagá. Ele passa 24 horas por dia pensando maldade e agora está mais uma vez querendo censurar a imprensa que o critica”, criticou o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

Já o secretário Nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas, julga a medida previsível. “Ele sempre fez isso. Intimidava jornalistas nas redações e agora está tentando intimidar os blogs. É um comportamento autoritário tradicional dele”, disse Vargas.

Os deputados Paulo Teixeira e Carlos Zarattini, ambos do PT-SP e Dr. Rosinha (PT-PR) repudiaram a ação de Serra. Assim como Janete Pietá (PT-SP), que afirmou que “do Serra podemos esperar tudo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.