segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ciclo de Palestras:Sustentabilidade e Política Nacional de Resíduos

Nesta segunda – feira, dia 19, o vereador Custódio participou no Hotel Vitória, na cidade de Indaiatuba SP do Ciclo de palestas: ‘‘Sustentabilidade e Política Nacional de Resíduos ‘’ promovido pela empresa de saneamento CORPUS – Saneamento e Obras Ltda.

O evento contou com a presença de diversas autoridades da RMC, entre elas, prefeitos e representantes de cidades de Campinas, Capivari, Monte Mor, Paulínia, Salto e Valinhos. As palestras abordaram temas como o ‘‘Desafio e Perspectivas para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos’’, ‘’Coleta Subterrânea’’ e ‘‘ Tecnologia Sustentável para Destinação de Resíduos Orgânicos Industriais’’. Os principais pontos levantados pelos palestrantes Carlos Roberto Vieira Filho (ABRELPE), Sérgio Machado (SOTKON S/A) e Dra. Kátia Goldschimidt Beltrame (ECOMARK LTDA.) foi a disposições da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) - Lei 12.305/10 que trazem mudanças para o setor; as novas sistemáticas e as perspectivas futuras, com destaque para o princípio da hierarquia na gestão ambiental e a logística reversa.

Segundo os especialistas, o Brasil produz hoje 195.090 toneladas/dia de resíduos sólidos, e em 2010 mais de 40% destes resíduos teve seu destino inadequado em lixões. Outro dado importante foi à constatação que 42,4% dos municípios do Estado de São Paulo ainda não possuem iniciativas em coleta de lixo seletiva, o que corresponde a 2. 358 municípios.
Para Carlos Roberto Vieira Filho da ABRELPE, os desafios do poder público e privado estão na criação de meios que diminuam a produção de resíduos depositados na sociedade. Outra meta será adequar a destinação final dos resíduos, com necessidade de normas regulatórias e investimentos em medidas de preservação ambiental. ‘‘ estudos logísticos são necessários para cuidar da reciclagem dos resíduos no Brasil’’ cita Carlos.

Uma das determinações da PNRS é que até 2014 somente os rejeitos sejam levados aos aterros. Todo resíduo deverá ser destinado ao processo de reciclagem, garantindo uma melhora no processo de logística reversa, evitando a destinação irregular dos resíduos, integrando soluções e otimizando a utilização de recursos com maior preservação ambiental.

O evento terminou deixando a mensagem de que alinhar o crescimento econômico respeitando o meio ambiente com ações sustentáveis é o foco para o século XXI e futuras gerações.
O vereador Custódio também participou de uma plenária onde os palestrantes responderam perguntas e desvendaram dúvidas quanto dos temas abordados.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Vereador Custódio Campos PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.