Uma iniciativa do vereador Custódio foi apresentada e votada na última sessão ordinária desta terça-feira, dia 11, onde se propõe a instalação de equipamento DPS 2000, ou sistema de sinalização eletrônica entre pessoas com deficiência e meios de transporte, no sistema de transporte coletivo urbano que atende ao município de Paulínia.
A indicação prevê a implantação deste sistema adaptado no transporte público de nosso município e visa proporcionar um avanço no que se refere ao desenvolvimento tecnológico e humano na trajetória da inclusão social.
Sobre o Dispositivo
O DPS2000, Dispositivo Portátil de Sinalização, é um sistema pioneiro, concebido para possibilitar a passageiros e/ou passageiras com deficiência o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura.
O próprio passageiro programa em seu transmissor DPS2000 as linhas de ônibus que utiliza com mais frequência, navegando pelos menus de áudio por meio de um botão direcional. Trata-se de uma solução de acessibilidade moderna e de forte impacto nas políticas de mobilidade urbana e inclusão social, comenta Custódio.
Acessibilidade e Mobilidade Urbana
O acesso das pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida ao sistema de transporte público constitui uma importante ferramenta em favor da inclusão social.
Os diversos tipos de adaptações e sinalizações sonoras, visuais e táteis são recursos que atenuam as dificuldades dessa parcela da população, possibilitando mais oportunidades para uma vida efetivamente integrada à comunidade, incentivando, ao mesmo tempo, a busca de espaços e conquistas pessoais, seja na área da educação, trabalho, lazer, etc. Nesse sentido, o Sistema de Sinalização Sonora, disponibilizado através do Dispositivo Portátil de Sinalização (DPS 2000), representa uma alternativa eficaz criada com a finalidade de auxiliar a autonomia dos cidadãos com deficiência visual e física em seus deslocamentos cotidianos utilizando-se do transporte público.
Cidades como Limeira já utilizam deste sistema em sua frota do transporte coletivo e algumas cidades mineiras também instalaram com êxito o dispositivo comprovando sua eficácia para inclusão social.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Vereador Custódio Campos

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe sua mensagem, sugestão ou opinião sobre as notícias deste blog. Todos e todas estão convidados.